VISITES

jeudi 18 avril 2013


MAIS UMA INFORMAÇÃO RELEVANTE

Esta Comissão resolveu publicar uma Carta Aberta, que chegou dia 17 ao nosso conhecimento através do email deste blog, não só por achar que a mesma é muito importante mas também para que de uma vez as verdades venham ao de cima!

CARTA ABERTA


Cleverpolis, Lda.
Engenharia
  
Exma. Administração do CPR3
Porto,16 de Abril de 2013


Assunto: Esclarecimento sobre a adjudicação de Elevadores

Exmo.Sr. Administrador do CPR3,

Fui informado que no blog do Sr. Alcino, representante da actual comissão de
Condóminos, relacionado com assuntos do CPR3, tinha sido colocado no dia 11
de Abril de 2013, um texto sobre o processo de adjudicação da reparação de
elevadores.
Nessa data, acompanhava os trabalhos de requalificação do CPR3, a equipa
técnica da qual fiz parte.
Abri o blogue e constatei que o teor do texto escrito com ironia malévola acusava
todos os envolvidos, de práticas de má gestão, fraude e implicitamente de roubo.
Fiquei indignado pelo que li e por isso, em nome da equipa técnica, venho
apresentar a V. Exa na qualidade de Administrador do Condomínio do CPR3, o
meu mais veemente repúdio pelas calúnias que o Sr. Alcino escreveu.
Faço-o deliberadamente a V. Exa pela posição que ocupa e também para, se
assim o entender, poder divulgar a todos os condóminos do CPR3,os esclarecimentos que sobre este assunto passo a apresentar.
Esclarecimentos sobre o processo de adjudicação de reparação e manutenção
de elevadores do CPR3.
Em assembleia de Condóminos de 2011 tinha sido proposta e aprovada a
reparação de elevadores do cpr3 bem como a sua manutenção.
Como é do conhecimento de todos, os 20 elevadores estavam parados há muito
tempo e necessitavam de reparação e manutenção com urgência.
Para este efeito a equipa técnica, consultou o mercado e obteve das várias
empresas da especialidade contactadas, Otis,Dsr,Elevis,Schmidt,Schindler,
propostas de preço e serviços para as duas situações.
Estas propostas foram analisadas pela equipa técnica e foi incluído neste
processo o Sr. Alcino.
Teve portanto acesso a toda a informação, acompanhou as empresas
consultadas nas visitas efectuadas aos elevadores, tanto para os trabalhos de
manutenção como para os trabalhos de reparação.
Foi ouvida a sua opinião para a decisão de escolha da empresa, verificou
connosco os orçamentos e esteve na reunião onde foi tomada em conjunto com a
administração anterior, a decisão de adjudicação.
De facto, o Sr. Alcino acompanhou todo o processo desde a fase das consultas ao
mercado, à decisão de adjudicação e ao acompanhamento dos trabalhos, pois
fazia também parte das funções do Sr. Alcino acompanhar os trabalhos, controlar
os prazos acordados e a aplicação dos equipamentos para permitir a emissão
da facturação e libertação dos pagamentos (ver documento em anexo como
exemplo da responsabilidade que o Sr. Alcino tinha neste processo).
Na sequência da estreita colaboração do Sr. Alcino com a administração anterior,
e para provar se ainda dúvidas existirem, sobre o elevado grau de envolvimento
com os vários dossiers, a equipa técnica confiou ao Sr. Alcino, o acompanhamento
da reparação dos grupos hidropressores, que conforme se recordam também
seguiu o mesmo critério de recuperação de peças.
Também neste caso o Sr. Alcino teve acesso às proposta recebidas e aos
critérios que posteriormente levaram à decisão de adjudicação, que seguiu os
mesmos parâmetros que no caso dos elevadores.
Regressando aos elevadores, recordo para que fique em registo quais foram os
factores determinantes que a equipa analisou, para a Administração poder
decidir: Validade técnica das propostas.
Condições de pagamento flexíveis, com prazos que se ajustassem aos
recebimentos dos condóminos. Na eventualidade de dificuldade de tesouraria, a
empresa teria de esperar.
Data de Inicio dos trabalhos. Era fundamental que em Agosto estivessem 10 elevadores a funcionar.
Apoio permanente de um piquete para responder de imediato às possíveis
avarias.
Se os Srs. condomínios se recordam nesse verão esteve quase sempre presente
uma carrinha no Cpr3 para apoio. Tínhamos todos a noção de que 10 elevadores
estariam a fazer o trabalho de 20.
Garantia dos equipamentos. Como se tinha decidido utilizar peças dos outros elevadores que seriam reparados na segunda fase, foi solicitado que a garantia dos equipamentos a prestar não ficaria em causa por este motivo.
Obtenção do certificado de conformidade.
A empresa que realizasse os trabalhos tinha que garantir a certificação dos
elevadores. Em caso de reprovação pelas entidades competentes, as
reparações necessárias seriam a expensas da empresa.
Possibilidade de rever o orçamento para os elevadores da segunda fase.
De facto este processo trazia alguns riscos dado a utilização de peças antigas
dos outros elevadores. Da experiência adquirida na primeira fase foram
reformulados alguns procedimentos para a segunda fase, conforme se prova pelo
orçamento apresentado pela DSR para a segunda fase, nomeadamente a
alteração da marca dos variadores de frequência e a redução do risco associada
a trabalhos suplementares que estavam inscritos no primeiro orçamento.
Empresa portuguesa com estaleiros técnicos no Algarve.
Quem fizesse as reparações deveria ser também responsável pela manutenção.
Evitava se assim a diluição de responsabilidades por duas empresas.
Todos estes factores foram analisados, ponderados e discutidos entre todos, Sr.
Alcino incluído como já referi, de uma forma correcta e transparente e
apresentados à Administração, que como lhe competia tomou a decisão.
Foi decidido adjudicar os contractos de manutenção e de reparação à empresa
DSR que respondia favoravelmente à maior parte destes parâmetros.
Há documentação sobre este dossier que está em posse da actual
administração, como aliás sobre todos os outros, que suporta o que atrás foi
exposto.
Para concluir devo dizer que sempre ao longo da minha vida profissional, admiti,
no âmbito do trabalho por mim desenvolvido, ou por equipas que tenha chefiado,
críticas, desde que suportadas e apresentadas por quem as faz, de forma
correcta. Cá estou para responder e justificar.
Não posso no entanto admitir que venha alguém, sem carácter, lançar acusações
torpes e sem fundamento, pelo simples prazer de achincalhar.
Daí a minha indignação, o meu desprezo por quem assim age e o motivo dos
presentes esclarecimentos.

Cordialmente
Rui Jorge P. M. dos Santos
Eng. Civil U.P


Sede: R. Padre José Anchieta, 162, 8ºA 4150437
Porto
Email. cleverpolis@gmail.com


ANEXOS :


1 commentaire:

  1. Ao ver esta foto do bloco 3 e vendo a que está mais a cima do bloco 1 e 2, é caso para dizer "as aparências iludem"! Pintadinho mas sem nada de interessante no interior, parece uma coisa gigante quase fantasma. Os outros ainda que com a pintura desgastada mostram vida. É isso que lamento não ter no meu bloco................................. Domingos.

    RépondreSupprimer